Escritório funcional: 5 Dicas para transformar esse ambiente

Um escritório funcional é aquele onde há o equilíbrio entre o conforto e a produtividade da equipe, criando a atmosfera perfeita para cumprir as jornadas diárias de trabalho. São vários os fatores que contribuem para a construção de um ambiente desse tipo, que vão desde a altura correta da mesa até o posicionamento do restante […]

Um escritório funcional é aquele onde há o equilíbrio entre o conforto e a produtividade da equipe, criando a atmosfera perfeita para cumprir as jornadas diárias de trabalho.

São vários os fatores que contribuem para a construção de um ambiente desse tipo, que vão desde a altura correta da mesa até o posicionamento do restante do mobiliário.

A ideia é que escritórios funcionais são capazes de promover o ótimo desempenho dos colaboradores e ao mesmo tempo oferecer um clima aconchegante para o desenvolvimento dos mais diversos projetos.

Está pensando em montar um escritório funcional? Então confira a seguir 5 dicas essenciais para planejar esse espaço. 

1 – Ergonomia

A concentração ao longo do dia está diretamente relacionada ao conforto físico e visual que conseguimos manter no desenvolvimento das tarefas que estamos envolvidos.

É por isso que a ergonomia vem em primeiro lugar quando falamos sobre escritórios funcionais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para criar um ambiente de trabalho saudável, uma empresa precisa considerar as vias ou as áreas de influência onde as ações possam melhor ocorrer. Nesse sentido, contar com mesas, cadeiras e locais de trabalho adequados é essencial.

Esse tipo de cuidado impacta diretamente na produtividade da equipe e, a longo prazo, em sua saúde física e mental.

É por isso que ao projetar um escritório funcional o principal ponto a ser levado em consideração é a ergonomia.

2 – Iluminação

Da mesma maneira que a ergonomia, a iluminação também exerce influência direta na concentração e no desempenho das pessoas ao desenvolverem suas tarefas.

Já que os colaboradores passam a maior parte do seu dia dentro do ambiente de trabalho, a iluminação das salas deve ser dinâmica e assertiva, evitando problemas oculares e oferecendo conforto visual para a realização do trabalho.

O equilíbrio entre a iluminação natural e a luz elétrica é essencial em um escritório funcional, pois ele evita que a visão seja forçada com frequência e também contribui para a economia de energia.

3 – Acústica

Quando há barulho em excesso no ambiente de trabalho, tanto a comunicação quanto a concentração ficam prejudicadas.

Além disso, estamos mais passíveis a cometer erros quando expostos a muito barulho. É por isso que um ambiente planejado para reduzir ruídos pode aumentar ainda mais a qualidade do trabalho desenvolvido em um escritório funcional.

Algumas das coisas que ajudam na acústica de um ambiente são tapetes, carpetes, cortinas densas e, se possível, a instalação de painéis acústicos.

4 – Organização

Seja em casa ou no escritório, ambientes organizados facilitam a rotina e também causam uma ótima impressão nas pessoas.

Mais do que manter a produtividade da equipe, o ambiente de trabalho organizado traduz a autoridade e os valores da empresa para os clientes e para as pessoas que a visitam.

Nesse sentido, um escritório funcional deve contar com armários, nichos e mobiliários com gavetas.

Outra dica importante que pode auxiliar na organização dentro do escritório é a digitalização dos documentos, que podem ser armazenados em servidores na nuvem e evitar o acúmulo de papel e de espaço.

5 – Decoração

Por último, mas não menos importante, vem a decoração do ambiente.

Muito mais do que pintar as paredes e escolher os móveis ideais para o local, decorar um escritório funcional é uma forma de transmitir os valores do negócio através de formas e traços.

A decoração de um escritório cumpre um papel muito importante: tornar o trabalho (que normalmente é associado a algo cansativo e chato) em algo confortável e agradável, impactando diretamente no humor e na performance das pessoas.

Lembrando que a decoração de um escritório começa já na recepção, transmitindo boas impressões e mostrando que a empresa se preocupa em receber bem.

Descobriu sobre os principais pontos a se levar em conta na hora de montar o seu escritório funcional? Confira as opções em nossa loja online e monte o seu espaço da melhor forma.

voltar