Afinal, o que é Ergonomia?

Ergonomia é o conjunto de determinações que tem o objetivo de especificar os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. É regulamentada pela NR 17 e pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional. Qual é o seu objetivo principal? O  principal objetivo da ergonomia […]

Ergonomia é o conjunto de determinações que tem o objetivo de especificar os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. É regulamentada pela NR 17 e pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

Qual é o seu objetivo principal?

O  principal objetivo da ergonomia é aumentar o conforto, a saúde e a segurança do trabalhador, com a intenção de corrigir erros, diminuir riscos e evitar acidentes.

Através da análise da postura, dos movimentos corporais, dos equipamentos usados e dos fatores físicos do ambiente de trabalho, a ergonomia proporciona o equilíbrio entre as capacidades e limitações do trabalhador, suas condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo.

A ergonomia física, mais especificamente, analisa a relação entre a anatomia do ser humano, sua biomecânica, fisiologia e antropometria com as atividades físicas que ele realiza.

Envolve pontos como: posturas; manuseio de materiais; movimentos repetitivos e distúrbios musculoesqueléticos.

Avalia se a cadeira utilizada favorece uma postura correta para o trabalhador, por exemplo.

Vale ressaltar que, ao pensar em ergonomia, é necessário considerar as necessidades de um grupo específico e suas individualidades. Portanto, para implementá-la de forma eficaz em sua empresa ou home office, é preciso analisar as características do ambiente, os possíveis riscos e principalmente, observar os seus usuários, para depois fazer as adequações, garantindo assim a segurança eficaz e a saúde dos seus colaboradores.

voltar