4 Cuidados importantes com a ergonomia no home office
Adaptar os elementos do trabalho aos trabalhadores para proporcionar bem-estar e consequentemente aumentar a produtividade.
Provavelmente você já saiba que essa é a definição de ergonomia, mas desconfiava que tem até lei para garantir que ela seja aplicada?
Trata-se da Norma Regulamentadora 17, que regulariza as condições de trabalho, estabelecendo medidas preventivas e corretivas para evitar um dos problemas de saúde mais comuns nas empresas, que é a postura.
E por falar em postura, projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 80% das pessoas terão pelo menos duas crises de dor intensa na coluna durante a vida.
Sentar corretamente é tão importante que ajuda não só evitar dores e doenças nas costas, como também é o melhor remédio para amenizar os incômodos causados pela tendinite, bursite, hérnia de disco e artrose, por exemplo.
Mas e como fica a aplicação da lei da ergonomia e tudo que a boa postura previne quando o local de trabalho é a própria casa?
Como melhorar a ergonomia no home office?
Não dá para negar. A maioria das pessoas garante que é mais feliz trabalhando em casa. Foi isso que responderam os 71% dos profissionais em home office que responderam a pesquisa da Owl Labs.
No rol das justificativas está o melhor aproveitamento do tempo (já que não há necessidade de deslocamento até o trabalho) e a possibilidade de encontrar um equilíbrio mais saudável entre a vida profissional e a pessoal, encontrando tempo para incluir até a prática de atividades físicas.
Só que para comodidade, conforto e saúde andarem juntos, cuidar da postura é fundamental. Está trabalhando em casa? Confira dicas práticas de como melhorar a sua ergonomia no home office.
1 Nada de cama ou sofá
O conforto do sofá e da cama podem até ser tentadores, mas nenhuma das duas opções proporciona o alinhamento adequado da coluna vertebral.
A regra de ouro da ergonomia é nunca forçar demais uma parte do corpo.
E, para distribuir bem o peso entre os ossos e repartir a força corretamente entre os músculos, é preciso escolher uma cadeira que acompanhe e apoie a coluna.
2 Mesa e cadeira na altura certa
A orientação dos especialistas em segurança e saúde no trabalho é para que se utilize uma cadeira que permita o ajuste da altura.
Nesse caso, os pés devem repousar no chão ou em um apoio e as coxas precisam ficar totalmente apoiadas no assento.
Imagine os joelhos e quadris formando um ângulo de 90º, essa é a resposta correta sobre a forma de sentar que respeita a ergonomia.
Também é importante que a cadeira tenha apoio para os antebraços, com regulagem na altura. Isso evita que o punho fique tensionado, ocasionando dores em outras musculaturas, como nuca e ombros.
Quando o assunto é a mesa, embaixo dela precisa haver espaço para acomodar os joelhos, coxas e pés.
Já a altura varia de acordo com a estatura da pessoa. Para quem mede 1,60 m, a altura de 65 cm é a indicada. Quem mede em torno de 1,75 m, pode usar uma mesa um pouco mais alta também, com cerca de 70 cm.
Se notar que a altura da mesa está muito abaixo disso, coloque tábuas ou blocos resistentes sob as pernas da mesa. Por outro lado, o problema de uma mesa muito alta pode ser equilibrado com o ajuste da cadeira.
3 Braços e olhos
Apoios de braços também são importantes para que os braços repousem sobre eles, deixando os ombros relaxados.
Caso haja teclado e mouse extras, posicione o item no suporte ou sobre algum objeto, como, livros e revistas. Antebraços precisam ficar sempre apoiados na mesa, evitando apoiar apenas os punhos.
Já a tela do computador deve ficar na linha dos olhos, evitando forçar o pescoço. A distância ideal entre o monitor e os olhos fica na faixa dos 50 cm aos 75 cm dos olhos.
A inclinação do computador em relação à mesa deve respeitar o intervalo de 10º a 20º para prevenir a vista cansada.
Quanto à iluminação, privilegie um local com janela, mas cuide para que a luz natural não reflita diretamente na tela ou que haja sombra no monitor.
4 Pausas para alongar
É muito importante programar algumas pausas para se alongar. Alongue os braços, pernas, costas e também as mãos e os punhos, se passar longas horas digitando.
De acordo com especialistas, o ideal é se alongar por pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho.
Confira algumas sugestões de alongamentos, sugeridas pelos profissionais da PUCRS, para incluir nas suas pausas:
Gostou das nossas dicas sobre ergonomia no home office? Se precisa deixar seu espaço de trabalho em casa mais ergonômico, conte com as nossas soluções em mesas e cadeiras.